top of page

Casos de Chikungunya crescem 35% no Brasil em 2023: aponta MS



Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde acendem um alerta para a população brasileira. De acordo com o informe, até o dia 24 de abril deste ano, foram registrados 83.942 casos prováveis de Chikungunya em mais de 2 mil municípios, número 35% maior em relação ao mesmo período do ano passado.


Esses números preocupantes não param por aí. O Ministério da Saúde ainda confirmou 19 óbitos e 35 casos em investigação. Os estados com maiores números de casos são Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.


E não é só a Chikungunya que preocupa as autoridades de saúde. A Dengue e Zika também tiveram aumentos significativos. Foram registrados 864.147 casos prováveis de dengue, em mais de 4,5 mil municípios e 291 óbitos, um aumento de 25% em relação ao mesmo período em 2022. Já os casos de Zika cresceram 289%, com o registro de 6.295 casos prováveis da doença em 538 municípios.


Por isso, é importante que a população fique atenta aos sintomas dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como febre alta, dores musculares e nas articulações, além de manchas vermelhas pelo corpo. E, claro, adote medidas preventivas, como eliminar água parada e usar repelentes.



Comments


NOVA LOGOMARCA PNG.png
bottom of page