O site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira 10 e está fora do ar. Além da página institucional da pasta, os sistemas ConecteSUS, DataSUS e Painel Coronavírus estão indisponíveis. Não é possível, portanto, acessar dados como o certificado de vacinação.
De acordo com o Lapsus$, que assumiu o ataque, um grande volume de dados (50Tb) foi ‘copiado e excluído’. Na mensagem, que era possível ser lida até algumas horas atrás nas páginas, o grupo pedia que o governo entrasse em contato via um canal do Telegram ou um e-mail deixado no corpo do texto. Nesses casos, é comum que hackers peçam dinheiro em troca da devolução dos dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mensagem do grupo não está mais no ar, mas os sistemas seguem indisponíveis.
O Ministério da Saúde anunciou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional foram acionados para investigar o "incidente" com o ConecteSUS e as páginas da pasta, que estão fora do ar desde o início da manhã desta sexta (10).
• A pasta também disse que "o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas".
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
• e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
• Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
• ConecteSUS
• funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
Comments